PASTEURIZAÇÃO ARTESANAL: Porque a Doces Carmen produz seus produtos sem adição de conservantes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
PASTEURIZAÇÃO ARTESANAL: Porque a Doces Carmen produz seus produtos sem adição de conservantes

Pasteurização artesanal, o que é e qual seu diferencial, afinal? A pasteurização artesanal é o processo de conservação de alimentos, que permite que o alimento dure bastante tempo, mas sem adição de conservantes. O uso de conservantes na alimentação é comum, porém, algumas substâncias encontradas são prejudiciais à saúde humana e podem acarretar inúmeras situações como alergias, problemas gástricos e doenças mais graves como câncer. Neste post vamos abordar sobre a história da pasteurização artesanal e como dá, sim, para produzir alimentos de longa duração sem o uso de conservantes.

Pasteurização Artesanal x Uso de conservantes

A conservação de alimentos pelo calor faz-se através da redução da carga microbiana e da desnaturação das enzimas, por exposição dos alimentos a temperaturas superiores aos limites máximos suportados pelos micro-organismos mas não demasiado altas que provoquem a degradação dos alimentos. Podem ser aplicados vários tipos de tratamento térmico, de acordo com a termo-sensibilidade do alimento e da sua susceptibilidade à deterioração. Esta técnica deve o seu nome em homenagem a Louis Pasteur, o primeiro cientista que observou e relatou que a exposição ao calor poderia provocar a inativação dos micro-organismos que deterioram o vinho.

Na época de Nicolas Appert e Louis Pasteur (idealizadores da pasteurização), não havia indústria de aditivos químicos, todas as conservas eram elaboradas sem esse tipo de ingrediente. Portanto, é totalmente possível produzir um alimento, sem a adição de conservantes químicos e que tenha longa durabilidade.

O uso de conservantes em alimentos pode ser extremamente nocivo à saúde humana. É claro que os conservantes são altamente testados antes da comercialização, mas mesmo assim, os efeitos desses produtos, em longo prazo, se tornam malefícios, principalmente quando são somados a outros fatores, entre eles, sedentarismo e estresse.

Na produção artesanal de compotas, geleias e conservas é o método mais utilizado, eficaz e sustentável, pois consiste na embalagem dos produtos em potes vidros com tampas herméticas, podendo o envase ser manual. Após o envase, os potes fechados são submetidos ao tratamento térmico, ou seja, aquecimento em água fervente e posterior resfriamento em água corrente.

Pasteurização artesanal: durabilidade

A durabilidade do produto vai depender de 4 fatores fundamentais:

– qualidade da matéria prima;
– higiene durante todo o preparo e envase do alimento;
– tempo de aquecimento do produto;
– resfriamento rápido do produto.

Pasteurização artesanal: um comprometimento da Doces Carmen

A DOCES CARMEN utiliza a pasteurização artesanal onde o produto é envasado manualmente em potes de vidro com tampas herméticas. Após o envase, os potes são submetidos ao tratamento térmico aquecido em água fervente por tempo determinado e posterior ao resfriamento. Portanto é totalmente possível conservar alimentos sem a adição de conservantes químicos para garantir a durabilidade.

Nós utilizamos este processo artesanal e garantimos a qualidade e higiene das matérias primas. Quanto mais natural, mais fresco, melhor será o resultado. Seguimos critérios higiênico-sanitários rigorosos, além de mão-de-obra de qualidade, treinada para prepará-los de forma correta e segura, evitando a contaminação do produto. A produção é 100% manual, sem a adição de conservantes e espessantes, torna o processo de fabricação mais demorado e com um custo mais elevado do processo produtivo, porém, o produto final é mais saboroso, saudável e inigualável.

Doces Carmen, dentro da sua história, preza pelo conceito do artesanal. Nossa linha é composta por mais de 50 itens, distribuídos entre doces, compotas, geleias, geleias gourmets, chutneys, antepastos e conservas.

São produtos artesanais com ingredientes selecionados sem o uso de conservantes e aditivos químicos.

2 Respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *