Doces em compotas: 3 curiosidades e por que você deveria consumir mais!

doces em compotas

Sabe quando você olha para algum objeto, ou para qualquer resultado da invenção humana, e se pergunta: “como será que descobriram isso?” Como alguém teve a ideia de juntar frutas e açúcar e, assim, criar a partir disso algo tão inacreditavelmente delicioso – e ao mesmo tempo saudável – como doces em compotas? Também tive essa curiosidade, então hoje vim contar essa história tão incerta e cheia de curiosidades da criação dos doces em compota, que foi creditada aos árabes, mas não somente eles, como também, ao polímata Leonardo Da Vinci e te dizer por que você consumir mais.Vamos lá?

A história dos Doces em Compotas

Desde o inicio da humanidade, uma preocupação que sempre esteve presente na vida das pessoas é a conservação dos alimentos. E em tempos em que sequer pensar na existência de um objeto semelhante a uma geladeira era motivo para ser chamado de louco, a técnica utilizada na produção de doces em compotas e geleias é um recorte significativo nessa história. Pois, segundo pesquisas, foi desenvolvida principalmente para preservar os mais variados tipos de fruta.

A origem das conservas de frutas – compotas, geleias, doces em barras, frutas cristalizadas – é incerta e muuuito  antiga. Algumas pesquisas creditam esta criação aos árabes, mais precisamente aos mesopotâmios, que a utilizavam para fins medicinais. Afinal, frutas possuem capacidade de auxiliar no tratamento de diversas doenças. Todas essas iguarias, incluindo o próprio açúcar, são bases de medicamentos importantes da farmacopeia árabe e da medicina medieval européia.

Em contrapartida, outras versões dão a autoria do desenvolvimento da arte de conservar frutas ao matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico (ufa), Leonardo da Vinci. Isso porque o multifacetado gênio possuía um lado pouco conhecido, mas igualmente curioso: o de chef e inventor de utensílios para cozinha. Segundo dados, ele trabalhou como cozinheiro em alguns restaurantes de Florença, onde escreveu seu livro de receitas, “Notas de receitas de Leonardo da Vinci”, e que conta com um passo a passo para elaboração da geleia de marmelada de couve. Da Vinci é reconhecido como um dos maiores gênios da humanidade não só pelo seu talento artístico, como também pela sua grande capacidade inventiva, talvez tenha sido ele mesmo, não é?

Bom, o que sabemos de fato é que doces em compotas e geleias são um sucesso no Brasil, tendo em vista nossa vasta variedade de frutas. Afinal, nada se compara a um bom doce caseiro, carregado de tradição, que vem com a marca de quem o fez.

Leia também:  12 usos culinários para a geleia que não são passar no pão

Menos conservantes + saúde

Preparar compotas é uma ótima forma de conservar frutas ou vegetais da estação para consumi-las por muitos meses. Elas são doces preparados com frutas inteiras ou em pedaços, que são cozidas em calda de água e açúcar e aromatizadas com especiarias variadas ou até mesmo bebidas alcoólicas. Por não conterem conservantes e serem naturais, acabam sendo a opção ideal para quem gosta de ter uma vida saudável, mas não quer abrir mão da gostosura que é comer um docinho.

Isso sem falar que o sabor fica maravilhoso e as vitaminas dos alimentos são totalmente preservadas, o que torna as compotas perfeitas para serem consumidas em qualquer época do ano e ideais para dar um toque especial tanto em pratos salgados, quanto doces. Inclusive, confira nosso e-book gratuito e aprenda 9 maneiras de se utilizar geleira de pimenta. Basta clicar aqui, ou na imagem abaixo:

e-book geleia de pimenta

O método tradicional de preparação dessas iguarias não se alterou por séculos e continua a ser simples e rápido. O cheirinho dos frutos de verão misturado com açúcar continua seduzindo e reconfortando a todos nós até hoje.

Mas fujamos do doce por um momento para ressaltar que as matérias-primas para realização dessas delícias não se restringem apenas a frutas, mas também  abrobrinha italiana, berinjela, cebolinha e muito mais. Confira todas as opções de produtos clicando na imagem abaixo ou aqui:

https://materiais.docescarmen.com.br/baixar-catalogo-doces-carmem-blog

E aí, gostou dessa história? Diga-me o que achou do post e em quem você acredita que criou os doces em compota.

Doces Carmen, dentro da sua história, preza pelo conceito do artesanal. Nossa linha é composta por mais de 50 itens, distribuídos entre doces, compotas, geleias, geleias gourmets, chutneys, antepastos e conservas.

São produtos artesanais com ingredientes selecionados sem o uso de conservantes e aditivos químicos.

6 respostas

  1. Bom dia ,
    Baixei o catálogo porém não tem valores . Podem informar ?
    Grata aguardo retorno
    Kekey Fávero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *