Doces em compota: tudo o que você precisa saber sobre este doce de ‘vó’

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Doces em compota_Comida de vó_Doces Carmen

Quando você pensa em doce de vó, o que vem a sua cabeça? Por aqui, instantaneamente, pensamos em doces em compota. Quantas vezes você abriu a dispensa, ou o armário, da sua vó e encontrou por lá vários figos em conserva, doce de abóbora, geleias? Além de várias iguarias deliciosas. Hoje trago neste artigo um pouco sobre memória gustativa e em como alguns alimentos nos trazem, não só saúde, como memórias afetivas.

Memória gustativa 

Uma boa comida tem o poder de despertar diversos sentimentos, não é? Seja daquele cheirinho de pão recém assado saindo do forno. Ou comer um prato harmonioso, colorido, e com os ingredientes selecionados a dedo que formam os sabores que mais amamos. A nostalgia culinária nos traz lembranças tão prazerosas que os sabores das receitas invadem nossos paladares antes mesmo de provarmos, não é? Pois bem, essa gostosa sensação tem nome: “Memória Gustativa”.

A nutricionista Carolina Baliere afirma que a memória gustativa tem um poder involuntário que nos faz ter a consciência de um sabor que remete ao passado. Ela exemplifica “você passa por um lugar, uma padaria, vê um frango e sente o seu aroma. Aquele momento remete alguma época que você frequentava a casa da sua avó e ela preparava um delicioso frango para você. O cheiro e a imagem ficaram na sua memória e te traz uma sensação de prazer e bem-estar”, analisa a profissional.

Quer começar o dia da melhor maneira possível

Baixe nosso e-book gratuito com 11 combinações incríveis para incrementar seu café da manhã.

Doces em compota seu poder sentimental

Quantas vezes você abriu a geladeira, ou armário ou dispensa, da sua vó e encontrou por lá vários figos em conserva? Além de várias iguarias deliciosas. Doces em compota possuem um grande poder sensorial que ativa o lado sentimental, onde, pelo paladar, te levar direto para esta época tão nostálgica.

Você já ouviu falar em ‘Comfort Food’?
O termo Comfort Food significa, tradução literal, “Comida Confortável”. É a comida que desperta bem-estar ao ser consumida. Pode ser a comida da mãe, da avó, da tia, ou de alguém que é especial para você. A essência do Comfort Food é deixar você feliz e em conforto.

Aqui na Doces Carmen possuímos uma linha de doces em compota e geleias que enchem de sentimentos a mesa dos nossos clientes. Isso sem falar que o sabor é maravilhoso. E mais, por possuirmos uma produção artesanal, as vitaminas dos alimentos são totalmente preservadas, o que torna as compotas perfeitas para serem consumidas em qualquer época do ano e ideais para dar um toque especial tanto em pratos salgados, quanto doces.


Agora estamos com entrega domiciliar. Você compra, do conforto de casa, e recebe no conforto de casa.

Doces Carmen, dentro da sua história, preza pelo conceito do artesanal. Nossa linha é composta por mais de 50 itens, distribuídos entre doces, compotas, geleias, geleias gourmets, chutneys, antepastos e conservas.

São produtos artesanais com ingredientes selecionados sem o uso de conservantes e aditivos químicos.

 

2 Respostas

  1. Olá!
    Além de memória gustativa, valiosas memórias de acolhimento, amor e carinho!
    Grande abraço Carmem, Carol e cia!
    Saudades!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *