Perdendo clientes no seu empório? Veja algumas dicas

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empório

Você sabe bem: todo dono de empório, delicatessen e mercearias sempre está em busca da captação de clientes. Claro! Afinal é através deles que o seu estabelecimento se sustenta, incluindo o pagamento dos funcionários, as contas e, claro, o lucro!

Não existe simpatia para atrair clientes, nem fórmula mágica. Para conseguir fazer com que mais pessoas comprem, voltem e recomendem seu estabelecimento é necessário bastante trabalho. Mas calma: o resultado é sempre recompensador.

Neste post nós vamos dar algumas dicas para atrair clientes para seu restaurante, empório, delicatessen, bar, loja e muitos mais.

Atendimento em primeiro lugar

Ninguém volta em um restaurante, loja ou qualquer outro estabelecimento em que tenha sido mal atendido, principalmente se o episódio envolveu algum tipo de mau trato.

Pior do que o cliente não voltar, é manchar seu negócio para outras pessoas. Por isso nunca deixe de promover treinamentos aos seus funcionários sobre atendimento.

Mesmo quando o cliente estiver muito nervoso, o funcionário ou dono devem estar com forte controle emocional. Sempre fale baixo e tente levá-lo para um lugar mais reservado.

Procure se colocar no lugar do cliente, entenda suas frustrações, dúvidas e preocupações. O atendimento atencioso e educado sempre deixa o cliente feliz da vida!

Esteja nas redes sociais

Estar nas redes sociais hoje em dia é fundamental. Se seu estabelecimento ainda não estiver em alguma delas, abra outra janela agora mesmo e crie uma conta.

É através delas em que as pessoas vão olhar para avaliar os produtos, checar horários de funcionamento e promoções antes mesmo de irem até sua loja.

Publique fotos de boa qualidade, mostrando o ambiente e as delícias que as pessoas encontrarão. Use hashtags # apropriadas para ser encontrado com facilidade também!

O atendimento deve ser atencioso, da mesma forma como deve ser o presencial, mas com o diferencial de ser o mais ágil possível. Afinal, tudo que é online tem que ser descomplicado.

Não tenha medo de investir nos seus produtos

Investimento é uma palavra que pode deixar muitos empreendedores meio ressabiados, mas deveria ser justamente ao contrário: investir é apostar no crescimento pessoal!

Invista em bons produtos, varie nas opções ofertadas, promova treinamentos e algum tipo de curso ou pode cobrar um valor para promover um evento com degustação de comidas e bebidas. Esteja sempre atento às novidades!

A partir de ações que realmente fazem a diferença é que os clientes irão notar como seu estabelecimento é especial. Dessa forma eles irão voltar e indicar para outras pessoas.

Não tenha medo de investir no seu ambiente

Todo mundo quer estar em um ambiente legal, divertido, bem decorado e confortável. Pensar que o ambiente da sua loja ou restaurante não precisa de atenção é errar feio.

Aposte na decoração e em objetos ou utensílios que chamem a atenção. Geralmente esses dois pontos conquistam o cliente e fazem com que eles se sintam bem no ambiente.

Sempre peça feedbacks

Outro ponto importante é sempre pedir o feedback dos clientes. O retorno que eles têm a dar é importante para que o estabelecimento possa saber onde está errando e crescer.

Mas não só por causa disso! Muitas pessoas dão aquela Googlada para ver o que os clientes andam dizendo sobre a loja, restaurante, bar, enfim, basicamente qualquer estabelecimento.

As avaliações presentes ali podem ser cruciais para a decisão do possível cliente. Se forem favoráveis, ele se sentirá tranquilo em ir. Se forem negativas, ele nem se dará ao trabalho.

Pedindo feedbacks, você saberá que aquela pessoa fará uma boa avaliação. Se o cliente tiver algo a reclamar, você poderá resolver na hora e contornar a situação – algo que com certeza será lembrado.

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