Chutneys: os melhores acompanhamentos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Chutneys - Doces Carmen

Chutneys nada mais são que molhos encorpados ou condimentos que geralmente se caracterizam por um paladar agridoce, picante (forte ou suave), ou ainda, uma mistura dos dois. Os Chutneys podem ser úmidos ou secos e na hora de utilizá-los as possibilidades são inúmeras, vai da sua criatividade, mas se ela não estiver muito estimulada, não tem problema, pois vamos te ajudar!

Neste post, abordo sobre a origem dos chutneys, algumas receitas para consumi-los e muito mais. Quer saber mais sobre esse molhinho diferenciado e como prepará-lo? Vem comigo!

Aqui no Blog da Doces Carmen a gente adora contar uma história e levar nossos leitores para uma viagem gastronômica virtual ao redor do mundo. Nossa parada de hoje é a Índia. E foi lá, no continente asiático, que os Chutneys foram criados. A receita original é datada de 500 a.C., mas foi por volta de 1780 que os chutneys ganharam o papel de um aperitivo popular e, a partir do século XVII, chutneys de frutas foram enviados a países europeus como Inglaterra e França como um artigo de luxo.

Atualmente, o chutney é bastante utilizado na região do Caribe e em países aqui da América do Sul. Segundo pesquisas, o nome de origem na verdade é chetnim (ou chatni), e após a colonização inglesa na Índia, a palavra que dá nome aos molhinhos agridoces maravilhosos se tornou, enfim, Chutney.

Chutneys: como são feitos

Como dito anteriormente, na hora de preparar os chutneys a sua criatividade é quem dita às regras, mas existem alguns ingredientes que fazem mais sucesso. A receita clássica, por exemplo, é feita com manga, maçã, canela, cebola, alho, pimentão, gengibre, vinagre, sal e açúcar. Essa mistura de ingredientes doces e salgados dão um novo sabor ao molho, que pode ser usado em diferentes receitas. Ah, e outras especiarias comumente utilizadas pra ressaltar ainda mais o paladar são o coentro, o cominho, a assa-fétida e o feno-grego.

Na Índia, muitos dos chutneys não são cozinhados, ao contrário da fruta. Por lá, o molho geralmente é confeccionado próximo da data que deverá ser consumido, com ingredientes locais e frescos. Por uma questão de temperatura, aqui no Brasil, esse tipo de iguaria é comumente feita e vendida sob a forma de conserva, no óleo vegetal, vinagre ou sumo de limão.

Para quem gosta de se aventurar na culinária e preparar pratos diferentes, certamente acrescentar chutneys às receitas é uma ótima pedida. Aqui na Doces Carmen possuímos diversas opções de Chutneys, sempre prezando pelo sabor. Como é o caso do nosso Chutney de Manga, arriscamos dizer o tipo mais famoso, que carrega todo o sabor tradicional da Índia com direito inclusive a especiaria mais usada por lá, o curry.

Esse maravilhoso chutney combina perfeitamente com embutidos e defumados. Mas a nossa dica é que você o misture com iogurte natural, pois assim ele se torna um molho espetacular para saladas. Além disso, casa muito bem com grelhado de frango e molho para sanduíches. É um verdadeiro coringa na cozinha, aventure-se.

 

Seguindo na mesma linha de incrementar a variação dos pratos que você prepara, outra opção de chutney da Doces Carmen é o de Damasco com Tâmaras. Esse é o tipo de produto que se você fosse ao mercado comprar, você o encontraria no setor de importados, tamanho requinte que carrega. Inclusive, caso você queira incorporar os nossos produtos na sua loja, ser revendedor, entre em contato conosco por aqui.

Mas voltando a delícia do chutney de Damasco com Tâmaras, esse molho encorpado é perfeito para servir com carnes frias, peru ou porco assado.

Chutney de Damasco - Doces Carmen

Como vimos no post, os chutneys são produtos que tem o poder de enriquecerem o sabor de um prato mais elaborado e até mesmo dar um toque especial no seu sanduíche. Experimentar novos sabores deixa a vida muito mais vibrante e interessante. É um artigo excêntrico e que muitas vezes você só encontra no mercado de produtos importados. Não há limite para o número possível de chutneys, faça uma janta utilizando os nossos produtos e depois nos conte como foi essa experiência. Ou ainda, poste no Instagram o resultado de alguma receita, vamos adorar saber! O nosso perfil lá é @docescarmen.

E aí, gostou dessas dicas? Diga-me o que achou do post e o que mais você quer ler por aqui.

Doces Carmen, dentro da sua história, preza pelo conceito do artesanal. Nossa linha é composta por mais de 50 itens, distribuídos entre doces, compotas, geleias, geleias gourmets, chutneys, antepastos e conservas.

São produtos artesanais com ingredientes selecionados sem o uso de conservantes e aditivos químicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *