Antepasto: o que é e 5 receitas para consumi-los

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Antepasto, couvert ou aperitivo são pequenas porções servidas, geralmente, como entrada dos pratos principais nas refeições. A tradicional gastronomia italiana é responsável pela origem dos antepastos. O seu nome — antipasto, escrito na língua italiana, ou antipasti no plural — significa literalmente ‘’antes do prato’’. É aquele aperitivo que carrega a responsabilidade de abrir o apetite dos seus convidados numa noite de jantar.  Nesse post, abordo sobre a origem dos antepastos e ainda 5 receitas de como consumi-los.  Tem antepasto de berinjela, caponata, molho siciliano, berinjela recheada e abobrinha recheada. Ih, muitas delícias, te mostro como consumi-las, confira!

Antepasto: um importante item da cozinha italiana

A cozinha italiana carrega uma grande responsabilidade no desenvolvimento da gastronomia mundial. E com os antepastos não é diferente. A sua história teve início lá atrás, na Itália medieval, e seu principal objetivo era atrair as pessoas e despertar seus paladares. E assim, criar uma verdadeira experiência sensorial, que não se atinha apenas ao paladar, mas a todos os sentidos.

A tradição é um grande elemento da cozinha italiana, por lá, as etapas são muito precisas e cada uma delas desempenha um papel único no grande momento que é o jantar ou almoço em família. Por conta disso, a técnica utilizada na preparação dos antepastos é, até hoje, muito parecida com a do passado. Eles ainda são muito coloridos, feitos com ingredientes frescos e cuidadosamente selecionados, formando uma apresentação apetitosa à vista de todos os que estão à mesa.

Já no Brasil, as formas de servir são um pouco diferentes, apesar da grande influência italiana em nossa cozinha. Por aqui, costuma-se consumir os antepastos antes do almoço ou em reuniões sociais com os amigos, para bater um papo descontraído e saborear um bom vinho. Tem coisa melhor?

Qual a diferença entre antepasto e caponata?

A Caponata nada mais é que um tipo de antepasto e figura como um prato típico da culinária da Sicília, a maior ilha do Mediterrâneo. A receita original consiste em berinjela salteada num refogado de tomate e cebola em azeite, temperado com alcaparras, vinagre e açúcar. Pode ainda levar pinhões, aipo e, principalmente em Palermo maior cidade da ilha da Sicília, peixe ou mariscos.

Pegue o pãozinho italiano e venha conferir 5 receitas maravilhosas de antepastos para inovar na cozinha sem muito trabalho.

Receita nº1: ANTEPASTO DE BERINJELA

O tipo de aperitivo mais tradicional é o a base de berinjela. Na Doces Carmen a receita consiste em marinar a berinjela no alho, cebola, pimentões e orégano, com uma combinação perfeita de temperos e vegetais. Isto torna este um produto sofisticado que agrega requinte a sua mesa e surpreende convidados.

Indicamos que o sirva como entrada com pães e torradas e regue com seu azeite de oliva preferido.

Receita nº2: CAPONATA DE BERINJELA

A Caponata de Berinjela da Doces Carmen é feita com pedaços de berinjela salteadas em um delicioso refogado de pimentões, cebola, alho, azeitonas, champignons e diversas ervas,  salteadas por uvas passas que acrescentam o toque final e especial da receita.

Nossa dica é que você a sirva para acompanhar pratos, em pizzas, com pães ou torradinhas.

Receita nº3: MOLHO SICILIANO

Outra variedade deliciosa de antepasto de berinjela é o Molho Sciliano. É outra deliciosa variedade de antepasto de berinjela, porém nesta versão, é regada a um molho de tomates pelados que traduz o puro sabor mediterrâneo.

Ideal para servir com pão italiano, mas também fica perfeito como molho para massas. Além disso, é perfeito como acompanhamento de pizzas, sanduíches e bruschettas. Quase dá pra sentir o cheirinho da Itália daqui, hein?

Antepasto_molho siciliano_docescarmen

Receita nº4: BERINJELA RECHEADA

Já deu pra perceber que berinjela é a grande estrela quando o assunto são antepastos, também pudera tão macia e suculenta. Mas continuemos, a nossa terceira receita de antepastos é a Berinjela Recheada, que consiste em lâminas de berinjela enrodilhadas em tomate seco, hidratado com ervas aromático, marinadas em especiarias e ervas e conservadas em óleo vegetal.

A Berinjela Rolê é um delicioso aperitivo e combina com qualquer festa ou encontro. Pode ser utilizado também para guarnecer saladas. Confira este produto e muitos outros baixando o nosso catálogo de produtos. Basta clicar aqui ou na imagem:

Receita nº5: ABOBRINHA ITALIANA

Eu sei, eu sei, esse papo todo já deve estar dando fome em você, mas o objetivo dos antepastos é esse, não mesmo? Vamos então para última, mas não menos deliciosa receita de Abobrinha Italiana: abobrinha recheada com tomate seco. São lâminas de abobrinha enrodilhada em tomate seco, antecipadamente hidratado em salmoura com ervas aromáticas marinadas em especiarias e conservadas em óleo vegetal.

Nossa sugestão é que você a utilize na guarnição de saladas, um aperitivo saudável e extremamente saboroso!

 

Não limite seu paladar na hora de utilizar esses produtos, deixe sua imaginação ir longe. E como a maioria das receitas conta com um passo a passo bem simples, você pode testar preparações diferentes e se deliciar com uma grande gama de sabores. Se você for servir em uma reunião de amigos, cada um pode escolher o seu favorito.

E aí, gostou dessas dicas? Diga-me o que achou do post e qual receita fez sua barriga roncar.

Doces Carmen, dentro da sua história, preza pelo conceito do artesanal. Nossa linha é composta por mais de 50 itens, distribuídos entre doces, compotas, geleias, geleias gourmets, chutneys, antepastos e conservas.

São produtos artesanais com ingredientes selecionados sem o uso de conservantes e aditivos químicos.

 

 

2 Respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *